PARA ONDE ESTAMOS OLHANDO?
NESTA CONFERÊNCIA TEMOS DIANTE DE NÓS, DESAFIOS ESPECIFICOS
EM ALGUNS PAÍSES E QUEREMOS DIVIDIR COM VOCÊ ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ELES AQUI.
TURQUIA
POPULAÇÃO
83,8 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ
171 MIL
Capital: Ancara
Região: Oriente Médio
Religião: Islamismo
Idioma: Turco, curdo
Na Turquia, o nacionalismo religioso é muito forte e está crescendo, colocando enorme pressão sobre os cristãos. Em contraste com os anos anteriores, o governo não só tem como alvo cristãos estrangeiros, mas também baniu os estrangeiros que são casados com cidadãos turcos e que têm filhos com cidadania turca. A atmosfera de crescente nacionalismo deixa pouco espaço para qualquer um proclamar uma mensagem diferente, e os cristãos precisam tomar muito cuidado em compartilhar a fé com os outros, pois podem despertar suspeitas.
A Turquia subiu nove posições na Lista Mundial de Perseguição 2021 em relação a 2020, refletindo o crescente
e sufocante impacto do nacionalismo religioso sobre o cristianismo e um claro aumento da violência relatada.
Quem persegue os cristãos na Turquia?
As fontes de perseguição aos cristãos na Turquia são: oficiais do governo, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos, parentes, partidos políticos, líderes religiosos não cristãos.
Quem é mais vulnerável à perseguição na Turquia?
Os cristãos ex-muçulmanos experimentam maior oposição nas áreas rurais da Turquia. Consequentemente, alguns deles se mudam para lugares urbanos para poderem viver com mais liberdade. Grupos cristãos históricos, como as igrejas armênia e assíria, enfrentam alta pressão e hostilidade na região Sudeste da Turquia.
Pedidos de oração da Turquia
Clame para que a atmosfera sufocante e suspeita para os cristãos na Turquia mude.
Ore para que seja concedido favor aos cristãos estrangeiros em seus pedidos de residência e em apelações em curso contra a proibição de residência.
Peça a Deus para que todos os convertidos sob pressão pela fé em Jesus se mantenham firmes, cresçam no amor por Jesus, e sejam protegidos de todos os danos.
JORDÂNIA
Capital: Amã
Região: Oriente Médio
Religião: Islamismo, cristianismo, budismo, hinduísmo, judaísmo
Idioma: Árabe e inglês
POPULAÇÃO
10,2 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ
180 MIL
Como é a perseguição aos cristãos na Jordânia?
Em comparação com os cristãos que vivem em outros países do Oriente Médio, a maioria dos cristãos na Jordânia vive uma vida segura e estável e desfruta de um nível relativamente alto de liberdade religiosa. O rei Abdullah II e seu governo parecem tolerar e, até certo ponto, apoiar igrejas reconhecidas. A maioria dos cristãos na Jordânia pertence a igrejas ortodoxas ou católicas romanas.
No entanto, os cristãos ainda enfrentam discriminação no emprego e restrições contra a pregação pública.
A Jordânia caiu cinco posições na Lista Mundial da Perseguição 2021, mas os níveis de perseguição permaneceram estáveis desde o ano passado.
Quem persegue os cristãos na Jordânia?
As fontes de perseguição aos cristãos na Jordânia são: líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, parentes, cidadãos e quadrilhas, oficiais do governo.
Quem é mais vulnerável à perseguição na Jordânia?
Os muçulmanos que se convertem do islamismo são mais suscetíveis à perseguição, principalmente por parte da família ou comunidade que se opõe à conversão. As mulheres convertidas ao cristianismo são particularmente vulneráveis. Além disso, os cristãos que ajudam os convertidos ou evangelizam costumam ser alvo de perseguição de forma mais agressiva.
Pedidos de oração da Jordânia
• Ore pelos cristãos que cultuam em igrejas não registradas. Peça para que eles possam continuar a adorar e que a liberdade religiosa que o governo promete seja mais do que palavras.
• Interceda pelos seguidores de Jesus que deixaram o islã. Ore para que eles não sejam oprimidos ou condenados ao isolamento pelas famílias e que fiquem a salvo de perigos.
• Clame pelos líderes na Jordânia, que eles estejam cada vez mais abertos à liberdade religiosa, e que a esperança de Jesus transforme seus corações e mentes para segui-lo
China
Capital: Pequim
Região: Leste e Sudeste Asiático
Religião: Budismo, cristianismo, ateísmo, islamismo, hinduísmo, judaísmo e religiões étnicas
Idioma: Chinês e dialetos
POPULAÇÃO
1,4 BILHÃO
POPULAÇÃO CRISTÃ
96,7 MILHÕES
Como é a perseguição aos cristãos na China?
A vida para os cristãos na China é tudo, menos simples. A política de sinização da igreja é implementada em todo o país, já que o Partido Comunista depende fortemente da identidade cultural chinesa para permanecer no poder e limita tudo o que percebe como uma ameaça ao seu controle sobre a sociedade.
A intensa pressão exercida cada vez mais sobre os cristãos pelo governo significa que a China saltou seis posições em relação à Lista Mundial da Perseguição 2020. Em apenas três anos, o país subiu 26 lugares, refletindo uma situação em rápida deterioração para os cristãos no país.
Há relatos de que em algumas regiões as autoridades usaram a pandemia da COVID-19 para manter as igrejas fechadas, mesmo depois de não ser mais necessário por motivos de saúde.
Quem persegue os Cristãos na China?
Os tipos de perseguição aos cristãos na China são: opressão comunista e pós-comunista e paranoia ditatorial. As fontes de perseguição aos cristãos na China são: oficiais do governo e partidos políticos.
Pedidos de oração da China
• Peça ao Senhor para dar aos líderes da igreja sabedoria, discernimento e orientação enquanto lideram congregações à luz das restrições e vigilância crescentes.
• Eleve em oração todos os que deixaram a religião anterior para seguir a Jesus. Ore para que eles sejam protegidos de danos, fortalecidos na fé e capacitados em seu testemunho.
• Peça ao Senhor que abra os olhos de quem ocupa cargos de autoridade para a inigualável beleza e poder do evangelho.
Moçambique
MOÇAMBIQUE
Capital: Maputo
Região: Sul e Leste da África
Religião: Cristianismo e islamismo
Idioma: Macua, português, inglês, tsonga, nianja, sena, iomwe, chuabo, cindau e xítsua.
POPULAÇÃO
32,3 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ
17,4 MILHÕES
Como é a perseguição aos cristãos em Moçambique?
Os ataques de extremistas islâmicos e a presença de cartéis de drogas em algumas áreas contribuíram para o aumento da perseguição em Moçambique. Os cristãos enfrentam extrema violência na parte norte do país e foram forçados a fugir de suas casas.
Moçambique entrou no Top50 da Lista Mundial da Perseguição pela segunda vez desde que esteve presente na primeira edição, em 1993.
Quem persegue os cristãos em Moçambique?
Os tipos de perseguição aos cristãos em Moçambique são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado. As fontes de perseguição aos cristãos em Moçambique são: grupos religiosos violentos, redes criminosas, parentes, cidadãos e quadrilhas, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos.
Pedidos de oração de Moçambique
• Clame pelos cristãos que perderam entes queridos e sobreviveram aos ataques jihadistas na região norte de Moçambique. Peça a Deus que lhes dê conforto, paz e poder para perdoar os perseguidores.
• Interceda por mais proteção e que a atual variedade de extremistas islâmicos seja derrubada antes que eles cresçam e se expandam, potencialmente causando maior violência e perseguição em todo o país.
•Ore para que o Senhor fortaleça a igreja em Moçambique e lhe dê unidade diante das ameaças extremistas islâmicas.
•Peça a Deus para dar coragem aos cristãos para continuarem se encontrando e crescendo na fé.
•Peça por sabedoria e discernimento para pastores e líderes da igreja para pastorear o povo de Deus e prepará-lo para qualquer perseguição – para que estejam prontos para se manterem fortes.
FONTE: Portas Abertas